Dúvidas sobre o tipo de visto português mais adequado para você?
Muito além de um destino turístico requisitado, Portugal é uma das principais escolhas de brasileiros que querem viver em outro país e buscar maior qualidade de vida, segurança, bons serviços públicos, salários em euro e melhores oportunidades de estudo.
Para quem tem direito à nacionalidade portuguesa, são inúmeras as vantagens de se morar em Portugal. No entanto, você terá benefícios em obter a dupla nacionalidade mesmo que continue vivendo no Brasil.
Veja abaixo alguns dos benefícios de se ter a nacionalidade portuguesa.
Ser um cidadão português
Obtendo a nacionalidade portuguesa e vivendo em Portugal, você terá os mesmos direitos (e deveres) de um cidadão português. Poderá, por exemplo, participar de concursos públicos; ter direito a saúde pública, educação e assistência social; votar; ter acesso a créditos imobiliários e financiamentos e circular livremente entre os países da União Europeia (UE) apenas com o cartão de cidadão (equivalente à carteira de identidade do Brasil).
Lidar com menos burocracias
Ter a nacionalidade portuguesa e, consequentemente, o passaporte europeu facilita o processo de mudança e isso já se inicia no desembarque do aeroporto. Entrar em Portugal como cidadão da União Europeia (UE) evita filas na imigração, perguntas e critérios burocráticos para o ingresso no país e no continente. Esse benefício se estende para quem quer continuar morando no Brasil e está apenas viajando à Europa.
Outra vantagem de ser cidadão português é lidar com menos burocracias em comparação aos imigrantes que têm apenas autorização de residência, por exemplo. Estes precisam renovar a autorização a cada um, dois ou três anos, dependendo do tipo. Quem tem a nacionalidade portuguesa não precisa passar por esse procedimento nem lidar com o serviço de imigração em Portugal. Também fica bem mais fácil alugar uma casa ou apartamento para morar.
Mais uma vantagem de ter a nacionalidade portuguesa é empreender em Portugal ou fazer uma especialização em uma universidade europeia, por exemplo, com menos requisitos burocráticos a serem cumpridos.
Passar a nacionalidade para descendentes
Obtendo a nacionalidade portuguesa, você adquire o direito de repassá-la a seus filhos menores ou incapazes. Se a nacionalidade for adquirida por descendência – nacionalidade por atribuição, pode ser passada a filhos maiores também.
Ter mais qualidade de vida, segurança e acesso a serviços públicos
Portugal se tornou destino de muitos brasileiros que buscam por qualidade de vida. E isso inclui não apenas aqueles que procuram oportunidades de trabalho e estudo, mas também idosos aposentados que querem uma vida mais tranquila e segura.
Uma das principais vantagens é ter, como retorno dos impostos pagos, serviços públicos de qualidade, como segurança, educação, assistência social, saúde etc.
Além disso, o poder de compra em Portugal, em comparação ao Brasil, é maior. Isso porque os preços de alimentos, vestuário e outros itens de necessidade básica são mais baixos em percentual, considerando o valor do salário mínimo de cada país.
Ter acesso a bons serviços de saúde
Obtendo a nacionalidade portuguesa e morando em Portugal, você terá acesso à saúde pública de qualidade e a preços baixos. Você pode depender exclusivamente do Sistema Nacional de Saúde (SNS) se quiser, sem precisar contratar um seguro particular de saúde. Alguns serviços são gratuitos e outros têm valores acessíveis. Os exames, por exemplo, não têm nenhum custo. E as medicações prescritas têm boa parte do custo subsidiado pelo governo, podendo chegar a até 90% do valor.
Votar
Com a nacionalidade portuguesa, você terá direito de votar em Portugal e nas eleições para o Parlamento Europeu.
Poder morar e estudar em outros países da União Europeia
Quem tem nacionalidade portuguesa também pode viver em qualquer um dos países que fazem parte da União Europeia de forma legalizada, tendo direito a estudar e trabalhar nesses locais sem precisar de visto ou autorização de trabalho. É garantido também o acesso aos serviços públicos.
Para isso, basta fazer o registro como residente no outro país. O registro não é exigido nos três primeiros meses mas, se você decidir ficar no país após esse período, deve regularizar sua permanência.
Além disso, há possibilidade de estudar em qualquer país da União Europeia (UE) com as mesmas condições que os cidadãos europeus. Isso inclui o acesso a bolsas de estudo e programas de intercâmbio.
Ter acesso ao mercado de trabalho
Profissionalmente falando, ser cidadão português e portador de um passaporte europeu garante melhores oportunidades de trabalho. Isso pode incluir empregos com salários mais altos e melhores condições de trabalho.
Entrar nos Estados Unidos, Japão e Canadá sem visto
Outro benefício é que com o passaporte português não é necessário emitir visto para visitar países como os Estados Unidos e o Canadá – basta preencher a Autorização Eletrônica de Viagem (ESTA) online. Já outros países como o Japão permitem a entrada de cidadãos europeus sem a necessidade de nenhum tipo de requerimento prévio. Isso pode facilitar as viagens de turismo e negócios.
Agora que você já sabe as vantagens de ter a nacionalidade portuguesa, e se quiser obtê-la, busque uma consultoria especializada para concretizar seu sonho de forma segura e sem imprevistos.
Se você tem dúvidas sobre se tem direito à nacionalidade portuguesa, contar com uma advogada no processo reduz tempo, imprevistos e frustrações. Isso porque é necessário planejamento, atenção a prazos, cumprimento de requisitos e uma série de rituais junto aos órgãos regulamentadores oficiais portugueses.
Se você deseja viver a experiência de viver em Portugal, saiba que o mais importante é se planejar para não correr riscos, nem ter imprevistos, ou perder tempo ou dinheiro. Procure uma consultoria especializada, que lhe dê orientação sobre a melhor opção de visto considerando o seu caso.
Se ficou com alguma dúvida, clique aqui que terei um enorme prazer em ajudar.